Av. Concórdia, 2662, Agudo, RS | [email protected] | (55) 3265 7000

Safra de arroz 2019/2020 teve incremento em Agudo e região

Início / Notícias / Safra de arroz 2019/2020 teve incremento em Agudo e região
Cir 15A.jpg
Dec 01A.jpg

Safra de arroz 2019/2020 teve incremento em Agudo e região

8h53 de 15 de fevereiro de 2020. Neste momento chegava na balança do setor de grãos da Cooperagudo o primeiro caminhão carregado com arroz em casca da safra 2019/2020. Os cerca de 18 mil quilos descarregados naquela oportunidade foram os primeiros das muitas toneladas de arroz que a Cooperativa Agrícola Mista Agudo Ltda. recebeu este ano, no setor de grãos. A colheita do arroz deve seguir até o final de maio. E até lá a Cooperagudo ainda deve receber mais grãos. A atual safra terá um acréscimo de 8% na quantidade de arroz recebida pela Cooperagudo, em relação à safra anterior.

Para o Engenheiro Agrônomo da Cooperativa Décio Claudir Mundt, as lavouras do município e da região aumentaram a produtividade, além de manutenção de qualidade de grãos em relação à safra do ano anterior. “Quem colheu com umidade entre 20% e 24% obteve produto com qualidade melhor”, ressalta Mundt, acrescentando que também foi observado um aumento na infestação com arroz vermelho, o que interferiu diretamente na produtividade e na qualidade do arroz, em algumas lavouras.

Além da variação de umidade, foi observado acréscimo de impurezas e qualidade de grão inferior nas áreas afetadas pela estiagem e, consequente, pela falta de água para irrigação. “Quem dependeu de irrigação de arroios e açudes sofreu bastante nesta safra. Em contrapartida, as lavouras dos associados que margeiam o Rio Jacuí obtiveram um significativo incremento na produtividade, em função de um período de maior luminosidade durante todo o ciclo da cultura do arroz”, comentou o Engenheiro Agrônomo Décio Mundt.

Além da qualidade e quantidade, o preço do arroz fez com que os produtores colocassem suas colheitadeiras na lavoura com entusiasmo. Na safra anterior, 2018/2019, o preço médio do arroz, nesta mesma época, era de R$ 42,00 a saca. Neste ano, o valor gira em torno de 56,00 a saca. Uma diferença de R$ 14,00 em relação ao ano passado, o que significa 30% de aumento no preço do arroz em casca. A Cooperagudo recebeu arroz em casca de cerca de 400 produtores rurais, de Agudo, Paraíso do Sul, Restinga Seca, Dona Francisca e também de Cachoeira do Sul. A quantidade de hectares plantados com arroz varia bastante. Vai desde dois hectares até 150 hectares.

O trabalho no setor de grãos da Cooperagudo praticamente não teve trégua no “forte” da safra. Além de atender os produtores de segunda à sexta-feira, ocorreu expediente durante os finais de semana e feriados, para recebimento de arroz. Em abril, os funcionários do setor de grãos também trabalharam uma semana com horário diferenciado. No feriado de Sexta-Feira Santa, atenderam até o meio-dia. Ainda em março, a partir da metade do mês, o trabalho foi intensificado para receber a safra de grãos.

Mesmo com o trabalho intenso, o setor de grãos da Cooperagudo não esqueceu as medidas definidas pelos decretos municipais e estaduais para prevenir o Coronavírus. Houve revezamento de trabalhadores para evitar aglomerações e restrição de circulação de pessoas na balança e moegas, tudo para evitar a disseminação do Covid-19.  

  • Compartilhe:

Comentários neste post